No ultimo dia 7 de junho, o Ministério da Cultura determinou o tombamento de 27 obras públicas projetadas por Oscar Niemeyer. Entraram para a lista de patrimônio histórico brasileiro o Palácio da Alvorada, o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal, o Itamaraty, o Congresso Nacional, o Museu de Arte Contemporânea em Niterói, o Conjunto do Parque Ibirapuera em São Paulo, a Casa de Chá em Belo Horizonte e o Sambódromo do Rio de Janeiro. A partir de agora a preservação de todos estes edifícios passa a ser responsabilidade do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Em julho do ano passado, outras obras de Niemeyer do Conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, viraram Patrimônio Cultural da Humanidade e passaram a ser protegidos pela Organização das Nações Unidas. Tal conjunto é formado pelos edifícios e jardins do Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), da Casa do Baile, do Iate Golfe Clube, da Igreja de S. Francisco de Assis, o espelho d´água e a orla da Lagoa no trecho que os articula.
A decisão do Ministério da Cultura reforça a importância de Oscar Niemeyer para a arquitetura brasileira e mundial. “É o arquiteto que construiu a obra mais diversa em toda a história da civilização humana, com sua presença inscrita em todos os continentes”, comentou Cláudio Queiroz, professor da UnB e parceiro de Nimeyer em alguns projetos.
Veja, a seguir, a lista completa das 27 obras de Niemeyer que fora tombadas pelo Ministério da Cultura:
- Praça dos Três Poderes
- Congresso Nacional
- Conjunto do Palácio da Alvorada
- Palácio do Planalto
- Supremo Tribunal Federal
- Ministérios e anexos
- Quartel General do Exército
- Palácio Jaburu
- Palácio da Justiça
- Palácio Itamaraty e anexos
- Museu da Cidade
- Espaço Lúcio Costa
- Panteão da Liberdade e Democracia
- Teatro Nacional
- Memorial JK
- Memorial dos Povos Indígenas
- Conjunto Cultural Funarte
- Espaço Oscar Niemeyer
- Conjunto Cultural da República
- Edifício do Touring Club do Brasil
- Casa de Chá
- Pombal
- Capela Nossa Senhora de Fátima
- Casa das Canoas (Rio de Janeiro)
- Conjunto da Passarela do Samba (Sambódromo da Marques de Sapucaí)
- Museu de Arte Contemporânea – MAC (Niterói)
- Conjuntos do Parque do Ibirapuera (São Paulo), especificamente: a Grande Marquise, o Palácio das Nações (Pavilhão Manoel da Nóbrega), o Palácio dos Estados (Pavilhão Francisco Matarazzo Sobrinho), o Palácio das Indústrias (Pavilhão Armando de Arruda Pereira), o Palácio de Exposições ou das Artes (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, também conhecido como “Oca”) e o Palácio da Agricultura.
Via CAU/BR
Conjunto Moderno da Pampulha é declarado Patrimônio Mundial pela Unesco
O Conjunto Moderno da Pampulha foi declarado na madrugada deste domingo Patrimônio Mundial da Humanidade, durante a 40ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, realizada entre os dias 15 e 17 de julho, no Centro de Convenções de Istambul, na Turquia. A indicação da Pampulha foi ratificada pelos 21 países integrantes do Comitê, por consenso.